Por que trabalhar com contos de fadas na escola?
Toda criança chega à escola sabendo contar histórias, relatar algo, seguindo a ordem cronológica dos acontecimentos. Porém, esta habilidade básica para narrar ainda está longe da riqueza e diversidade que a narração pode apresentar em sua forma escrita. É na escola que a criança tem a oportunidade de conhecer e produzir textos mais complexos e de qualidade, desenvolvendo sua competência literária, isto é, reconhecendo as características formais da linguagem escrita.
De certa forma, os
contos de fadas se parecem com sonhos: vão surgindo, de imagem em imagem, de
cena em cena, com a mesma rapidez mágica, e transportam o leitor para lugares
onde tudo pode acontecer. Eles falam à imaginação e ao coração, foram
inventados para provocar encantamento e, por isso, a forma de narrar tem tanta
importância quanto o conteúdo.
O trabalho com contos de fadas faz parte da nossa cultura, tem o dom de encantar e não infantiliza a linguagem das crianças. Além disso, a maioria dos contos tradicionais possui um vocabulário rico, a estrutura complexa, mas, ao mesmo tempo, previsível, o que possibilita uma rica reescrita. Acreditamos que, ao realizar este trabalho, oportunizamos às nossas crianças entrarem em contato com bons textos, tornando-os escritores mais autônomos e competentes.